Será que o frigorífico é realmente o equipamento que mais energia consome em casa? Estará a minha habitação preparada para as diferenças de temperatura no inverno e no verão? Que medidas de eficiência energética posso tomar? Estas e outras questões foram abordadas no passado dia 18 de maio, no workshop “Eficiência Energética: Guia Essencial”. A...
EcoVale promove primeiro workshop sobre poupança de energia
Será que o frigorífico é realmente o equipamento que mais energia consome em casa? Estará a minha habitação preparada para as diferenças de temperatura no inverno e no verão? Que medidas de eficiência energética posso tomar? Estas e outras questões foram abordadas no passado dia 18 de maio, no workshop “Eficiência Energética: Guia Essencial”. A Casa do Artista Amador foi o palco da primeira de uma série de ações de formação, que pretendem ajudar a população a adotar estratégias para poupar na fatura de energia.
Segundo estimativas avançadas pela Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050, entre 1,2 e 2,3 milhões de portugueses vivem em situação de pobreza energética moderada e entre 660 e 740 mil pessoas encontram-se numa situação de pobreza energética extrema. Entre as causas para a pobreza energética estão os baixos rendimentos, a baixa qualidade dos edifícios e o aumento dos preços da energia, que trazem consequências nas condições de saúde, no desempenho físico e académico, e nas relações sociais. Estes foram alguns dos dados e temas abordados na primeira parte da sessão, que contemplou também a apresentação de conceitos, como a pobreza energética.
Os participantes ficaram a conhecer o custo da operação dos equipamentos elétricos domésticos, e as medidas para melhorar a sua utilização, preenchendo uma simulação de consumo mensal de energia de uma casa. As etiquetas de eficiência energética também foram analisadas e discutidas em pormenor.
Por último, foram apresentadas várias medidas ativas e passivas para melhorar a eficiência energética em contexto doméstico. Das ações mais simples, como o isolamento térmico de paredes ou teto e o uso de janelas de vidro duplo, até às medidas mais efetivas como a troca de lâmpadas, utilização de dispositivos de controle de energia ou instalação de painéis solares.
O próximo workshop – Monitorizar e controlar consumos – terá lugar no próximo dia 2 de junho, na Junta de Freguesia de Nine, pelas 21h00, dando continuidade a algumas destas temáticas.
Descarregue aqui a apresentação completa.