bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Pobreza Energética

https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-29.png

O que significa pobreza energética?

A pobreza energética é definida como a falta de acesso a serviços de energia para necessidades básicas, como aquecimento, confeção de alimentos ou iluminação. É um problema crescente que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento.
Portugal não foge ao problema com muitos dos seus habitantes a experienciarem desconforto térmico ao viverem em casas muito frias no inverno ou muito quentes no verão, em habitações com infiltrações, humidade ou problemas de qualidade de ar. De acordo com estudos recentes, cerca de 15% das famílias portuguesas enquadram-se num cenário de pobreza energética, impulsionado por baixos rendimentos, o custo da energia ou o fraco desempenho energético das habitações. Muitas famílias dependem do aquecimento elétrico, e o recente aumento de preços está a impossibilitar a manutenção dos níveis de conforto adequados

“… cerca de 15% das famílias portuguesas enquadram-se num cenário de pobreza energética…”

bt_bb_section_top_section_coverage_image

Programas de eficiência energética:

Os programas de eficiência energética têm como objetivo reduzir o consumo de energia promovendo a melhoria da eficiência em edifícios, incentivos para o uso de tecnologias mais eficientes e educação sobre o uso consciente de energia. Esses programas podem ser implementados por governos, empresas privadas ou organizações sem fins lucrativos, e podem incluir medidas tanto no setor residencial quanto no setor comercial e industrial.
https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-31-640x613.png

Assitência financeira às famílias com baixos rendimentos:

Um dos principais meios de combater a pobreza energética é providenciar assistência financeira às famílias carenciadas. Esta medida pode incluir subsídios, descontos nas contas de energia ou programas de financiamento para melhorar a eficiência energéticas nas habitações.
https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-32-640x580.png

Medidas de proteção ao corte do fornecimento de energia:

Para as famílias que não conseguem pagar as suas contas, o corte de energia pode ter consequências graves. Implementar medidas de proteção para evitar o corte de energia em casos de falta de pagamento é uma forma de garantir que essas famílias não passam por dificuldades extremas e garantam condições mínimas de conforto.
https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-33-640x605.png

Educação e consciencialização:

É importante educar e consciencializar as famílias para a importância energética, ajudando-as a tomar decisões informadas sobre o uso de energia, desde a escolha de eletrodomésticos e dispositivos eficientes, à iluminação mais eficiente e o evitar de desperdícios de energia.
https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-34-640x567.png
bt_bb_section_top_section_coverage_image