Monitorizar o consumo de energia a nível doméstico é um passo essencial para a melhoria da eficiência energética. O segundo workshop para adultos procurou dar a conhecer diferentes ferramentas digitais para gestão dos consumos, mas também abordar alguns conceitos que permitam compreender a cadeia de valor no setor energético. O objetivo é trabalhar a mudança...
Monitorizar o consumo de energia a nível doméstico é um passo essencial para a melhoria da eficiência energética. O segundo workshop para adultos procurou dar a conhecer diferentes ferramentas digitais para gestão dos consumos, mas também abordar alguns conceitos que permitam compreender a cadeia de valor no setor energético. O objetivo é trabalhar a mudança de paradigma localmente e promover mais proximidade com os consumidores em situação de pobreza energética.
Falar com as pessoas, dotá-las de informação útil e de ferramentas que as possam ajudar a mudar a forma como encaram as questões energéticas são uns grandes objetivos destes workshops. A literacia energética é essencial para tomar as decisões mais acertadas por isso, neste workshop, explorou-se o custo total de operação do equipamento elétrico doméstico. Por exemplo, ao comprar um frigorifico, se optar por um equipamento maior que esteja apenas meio cheio este irá consumir do que um frigorífico pequeno mesmo que, por unidade de volume, consumisse menos eletricidade. A análise do consumo energético mensal e a seleção da melhor tarifa de eletricidade para a habitação são outros conceitos que poderão ajudar as pessoas em contexto doméstico.
O feedback dos participantes tem sido positivo e, espera-se que as medidas apresentadas possam ter repercussões a longo prazo – das ações mais simples, como o isolamento térmico de paredes ou teto e o uso de janelas de vidro duplo, até às medidas mais efetivas como a troca de lâmpadas, utilização de dispositivos de controle de energia ou instalação de painéis solares.
Até agosto de 2024 serão realizadas várias ações de sensibilização e informação junto dos consumidores residenciais acerca das melhores práticas de consumo de energia elétrica e de uso de equipamentos, através de workshops para adultos.