bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Eficiência Energética

https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-35.png

Mas o que é afinal eficiência
energética?

A eficiência energética consiste em utilizar menos energia para realizar a mesma tarefa ou produzir o mesmo resultado. Quer isto dizer que casas e edifícios mais eficientes utilizam menos energia para aquecer, arrefecer e para fazer funcionar os eletrodomésticos e dispositivos eletrónicos.

Os transportes públicos, por exemplo, com o mesmo consumo de energia, conseguem transportar mais pessoas do que os carros privados, e as empresas com maior eficiência energética utilizam menos energia para produzir os produtos.

A melhoria da eficiência energética nos edifícios, transportes e indústria tem várias vantagens, nomeadamente:

bt_bb_section_top_section_coverage_image
https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-36.png

Redução dos consumos e custos com energia

https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-37.png

Redução das emissões de gases com efeito estufa

https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-38.png

Redução da poluição ambiental

Pode também permitir melhor conforto térmico e mitigar a pobreza energética. A eficiência energética é também uma componente chave de qualquer plano de descarbonização, sendo essencial a sua contribuição para Portugal atingir os objetivos dos planos nacionais de energia e clima (PNEC 2030) e da neutralidade carbónica (RNC 2050).

Como pode ser promovida a eficiência energética em edifícios?

Através de intervenções passivas ou ativas.
bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Intervenções Passivas:

As intervenções passivas consistem na implementação de medidas que melhorem o comportamento térmico dos edifícios, como por exemplo, melhoria de isolamento ou instalação de janelas com melhor desempenho térmico.
https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-39-640x596.png

Intervenções Ativas:

As medidas ativas, por seu lado, consistem genericamente na mudança dos sistemas de aquecimento, arrefecimento e eletrodomésticos para alternativas que utilizem menos energia para proporcionar o mesmo conforto ou nível de serviço. As medidas ativas podem também incluir instalação de painéis solar fotovoltaicos (FV), que permitem aumento da produção local e consumo de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis, ou a formação de comunidades de energia renovável, que permitem uma maior proximidade entre a produção e o consumo de eletricidade.
https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-40-640x582.png
No âmbito do EcoVale o conceito e aplicações de eficiência energética serão aprofundados ao nível das ações de formação para crianças e adultos, e também através de desafios a implementar no âmbito dos “clubes de eficiência” e competição entre escolas.