EcoVale promove eficiência energética e combate à pobreza energética em escolas e habitações de Vila Nova de Famalicão e Barcelos. Vila Nova de Famalicão e Barcelos recebem projeto que quer contribuir para uma melhor eficiência energética e um maior conforto térmico nas escolas e habitações dos dois municípios, assim como combater a pobreza energética. Durante...
EcoVale promove eficiência e combate à pobreza energética
EcoVale promove eficiência energética e combate à pobreza energética em escolas e habitações de Vila Nova de Famalicão e Barcelos.
Vila Nova de Famalicão e Barcelos recebem projeto que quer contribuir para uma melhor eficiência energética e um maior conforto térmico nas escolas e habitações dos dois municípios, assim como combater a pobreza energética.
Durante os próximos dois anos, o projeto EcoVale, promovido pela CEVE – Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este -, vai implementar ações para a eficiência energética e mitigação da pobreza energética em escolas e habitações de Vila Nova de Famalicão e Barcelos. O projeto vai trabalhar, através de uma promoção ativa de toda a comunidade, a adoção de melhores práticas de consumo de energia elétrica e de uso de equipamentos pelos residentes destes municípios.
De acordo com a Comissão Europeia, Portugal é o quinto país da União Europeia em maior risco de pobreza energética. Os baixos rendimentos, edifícios e equipamentos pouco eficientes, custos elevados de energia e baixa literacia energética são alguns dos fatores apontados. Para combater este fenómeno, o projeto EcoVale vai desenvolver, em simultâneo, atividades de formação e sensibilização para adultos e jovens e crianças de 23 escolas e creches de Vila Nova de Famalicão e Barcelos; uma plataforma de inovação aberta para a recolha de ideias que promovam a mitigação da pobreza energética na comunidade; e a criação de clubes de eficiência energética nas escolas, com a promoção de desafios e competição entre as várias instituições de ensino dos dois municípios.
O projeto ambiciona também disponibilizar aos consumidores informação relevante sobre medidas passivas para aumentar a eficiência no consumo de energia elétrica e de gás e sobre a utilização de equipamentos mais eficientes e benefícios associados.
O apoio científico do EcoVale será dado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), que é responsável pela produção de todos os materiais que vão dar apoio à comunidade.
O projeto EcoVale é financiado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia.