bt_bb_section_bottom_section_coverage_image

Ações de Formação

https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-29.png
Ao longo do projeto vão ser desenvolvidas várias ações de formação e sensibilização dentro da temática “Compreender a vulnerabilidade energética e medidas de mitigação de baixo custo” para cerca de 2200 jovens e crianças – dos 3 aos 18 anos -, pertencentes a 23 escolas e creches, e adultos.
A medida pretende aumentar a consciencialização acerca da temática da pobreza energética e sensibilidade comportamental no que diz respeito à eficiência energética, tomando como zona e objeto de intervenção os munícipes de V. N. Famalicão e Barcelos. O objetivo no final do projeto, é que com a formação desenvolvida e através de um conjunto de ações passivas e ativas, os participantes tenham ou venham a mudar, perceber e adotar comportamentos mais eficientes do ponto de vista energético. Assim, vão ser implementadas duas ações:

“Compreender a vulnerabilidade energética e medidas de mitigação de baixo custo”

bt_bb_section_top_section_coverage_image

Campanha de sensibilização de jovens e crianças junto das escolas:

Esta medida consiste em realizar ações de sensibilização/pedagogia junto de crianças e jovens, com idades entre os 3 e os 15 anos, pertencentes ao pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos. Pretende-se, de uma forma lúdica e com recursos apelativos, despertar o interesse das crianças e jovens para a importância de se adotarem comportamentos responsáveis que promovam um uso eficiente da energia elétrica em diferentes contextos, mas especialmente no contexto doméstico. O objetivo é que, no fim do projeto, se verifique transferência de conhecimentos e práticas numa dinâmica de embaixadores da ação, para perpetuar a iniciativa para além do fim do projeto.
https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-0046-640x593.png

Conjunto de formações, eventos e workshops a realizar nas juntas de freguesia para munícipes:

Esta medida consiste em realizar ações de sensibilização e informação junto dos consumidores residenciais acerca das melhores práticas de consumo de energia elétrica e de uso de equipamentos, através de seminários a serem realizados nas juntas de freguesia e promoção de participação ativa. Estes mecanismos de apoio serão desenvolvidos juntamente com as juntas de freguesia de forma a adequar melhor face à realidade e promover mais proximidade com os consumidores em situação de pobreza energética.
https://ecovale.pt/wp-content/uploads/2023/02/img-ecovale-0047-640x581.png
bt_bb_section_top_section_coverage_image